Cartão SUS – cadastro e consulta

O cartão SUS – Sistema Único de Saúde é o meio pelo qual você recebe toda a assistência médica e odontológica de forma gratuita. Ele é fornecido nos postos de saúde, mediante documentação e você só pode ser atendido para consulta, exames se o tiver.

Como funciona cartão SUS

O seu sistema é totalmente informatizado. E sua criação foi estabelecida pelo governo federal. O cartão SUS funciona com um número identificador sendo primordial que esteja com ele quando for pegar uma senha para ser atendido em uma consulta.

Para obtê-lo é bem simples, rápido e fácil. Aqui você poderá descobrir como realizar o seu cadastro e como funciona sua utilização. Milhões de brasileiros já se beneficiaram dos serviços prestados com o uso do Cartão SUS e você pode ser o próximo!

Cartão SUS – Como tirar e usar?

Para tirar o seu cartão SUS basta ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município ou em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa. Você deverá levar os seguintes documentos:

  • RG, CPF, comprovante de residência

Ao finalizar o cadastro na unidade, você receberá o cartão SUS impresso já com as suas informações e o número nacional de identificação único. Assim, já poderá ser atendido em qualquer unidade e serviço do SUS.

É possível também realizar um pré-cadastro do cartão do SUS online, isto é, pela internet.

Caso queira fazer um pré-Cadastro online, siga estas orientações:

  • Acesse o endereço https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/areaCadastro.htm
  • Preencha os campos com o seu nome Completo, CPF, Nome da Mãe, Data de nascimento, e município de nascimento
  • Marque a caixa anti-robô e confirme o procedimento. É importante informar um email válido de cadastro, pois o mesmo será utilizado para envio de senha, recuperação dos dados e emissão da segunda via.
  • Após esse cadastro você terá um número de Protocolo. Esses dados são enviados de forma eletrônica para análise na base do cartão nacional de saúde e devem ser validados por um agente credenciado.
  • Em seguida, imprima o comprovante gerado ao fim do cadastro, e leve até uma unidade de saúde de seu município em até 60 dias.
  • Não se esqueça de levar os documentos e comprovantes de identificação do cidadão, bem como endereço fornecido no cadastro de sua senha do cartão.

Pode ter interesse em artigos seguintes:

Pronto! Você com esse Cartão SUS em mãos já poderá marcar uma consulta com qualquer especialidade, fazer exames, dentre outras coisas.

Comente o que achou e compartilhe o artigo.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *