Casamento gratuito – Inscrições

Casamento gratuito é possível mediante a comprovação de insuficiência financeira perante o judiciário. Confira a seguir como realizar a inscrição 2019 para casamento gratuito!

Quando você encontra a pessoa amada e tem a certeza de querer viver ao lado dela, o primeiro pensamento é “quero me casar logo”.

No entanto, muitos que desejam fazer um laço matrimonial não possuem recursos financeiros disponíveis para sua realização, o que gera tristeza e frustração.

A boa notícia é que os custos para a emissão da certidão de casamento e as taxas do cartório podem ser gratuitos mediante alguns requisitos. Quer saber quais são? Veja abaixo!

Casamento gratuito – Requisito e como fazer as inscrições 2019?

O único requisito que o casal deverá ter é comprovar que não tem condição financeira nenhuma para arcar com os custos do casório. Se você se encontra nessa condição, então, aproveite essa oportunidade seguindo os passos abaixo!

  • Primeiro passo

Faça uma declaração de hipossuficiência financeira (atestado de pobreza). Você pode consegui-lo no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social próximo de sua residência.

É essencial que o casal declare que não tem condições de pagar pelo processo mediante essa declaração.  Ela pode ser feita pelos próprios noivos. Portanto, você tem que redigir, imprimir e assinar. Na internet, você tem modelos já prontos para usar.

  • Segundo passo

Com essa declaração em seu poder, dirija-se ao cartório e peça um formulário de isenção de taxa para casamento civil. Preencha rodos os dados corretamente.

  • Terceiro passo

Após preencher todos os campos, apresente os documentos pessoais de ambos os noivos e dê entrada no processo. Guarde o número de protocolo e se informe sobre a data que você retornará ao cartório.

  • Quarto passo

No dia escolhido, volte ao cartório para saber se o pedido foi deferido (aceito). Caso a resposta seja positiva, você será informado as datas disponíveis para celebração do casamento.

Informações importantes

De acordo com o Código Civil Brasileiro, no artigo 1.512, o casamento gratuito no cartório é destinado a casais que não têm condições financeiras para arcar com o pagamento de registro do casamento civil.

Embora não possuam recursos financeiros para tal ação, mas deseja oficializar a união, essa é uma possibilidade incrível.

Muitas pessoas ainda hoje desconhecem esse direito legalmente estabelecido. No entanto, ele é amparado por lei. Aproveite e faça seu casamento no civil garantindo a sua união sem quaisquer custos.

Cadastre agora seu casamento sem pagar nada. Muitas felicidades para vocês.

Leia também: Cirurgia bariátrica gratuita

Comente se gostou e compartilhe com aquele seu amigo que precisa saber dessa informação de utilidade pública!
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...

1 thought on “Casamento gratuito – Inscrições

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *