Inscrição FIES 2020

Fies 2020

Neste artigo iremos tirar suas dúvidas sobre inscrições fies 2020, como se inscrever, como funciona, as modalidades, novas regras, aditamento, boleto, sisFies, resultado fies, percentual de financiamento e mais.

O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001.

Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Como funciona

Em 2010, o FIES passou a funcionar em um novo formato: a taxa de juros do financiamento passou a ser de 3,4% a.a., o período de carência passou para 18 meses e o período de amortização para 3 (três) vezes o período de duração regular do curso + 12 meses.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa para contratos formalizados a partir de 2010. Além disso, o percentual de financiamento subiu para até 100% e as inscrições passaram a ser feitas em fluxo contínuo, permitindo ao estudante o solicitar do financiamento em qualquer período do ano.

A partir do segundo semestre de 2015, os financiamentos concedidos com recursos do Fies passaram a ter taxa de juros de 6,5% ao ano com vistas a contribuir para a sustentabilidade do programa, possibilitando sua continuidade enquanto política pública perene de inclusão social e de democratização do ensino superior.

O intuito é de também realizar um realinhamento da taxa de juros às condições existentes no ao cenário econômico e à necessidade de ajuste fiscal.

Requisitos Fies 2020

Os requisitos para Novo Fies 2020 são os seguintes:

  1. O candidato deve obter uma nota do Enem superior a 450 pontos, e não zerou a redação
  2. A renda familiar mensal per capita deve entre 1 salário mínimo a 5 salário mínimos

Vamos explicar o segundo requisito:

  1. 1 x salário mínimo é 998 reais (ano base 2019)
  2. Se enquadrar em faixa de 1 a 3 salários mínimos, candidatos podem se inscrever na modalidade FIES, com taxa de juro 0!
  3. Se enquadrar em faixa de 3 a 5 salários mínimos, candidatos podem se inscrever na modalidade P-FIES. Existe taxa de juro.

Inscrição para Fies 2020

As inscrições para Fies 2020 não deve ser muito difícil. O procedimento é totalmente feita pela internet. Vamos ver passo a passo fazer inscrição para Fies.

1. Acesse o site da Seleção, pelo link aqui, Clique em Fazer inscrição.fazer inscrição fies 2020

2. Preencha as informações que são solicitados, CPF, e-mail, data de nascimento e senha. Depois você receberá no e-mail informado uma mensagem para validar o cadastro;

2. Após a validação é possível então realizar a inscrição FIES 2020, onde você terá que fornece algumas informações pessoais, além do curso que deseja fazer e em qual faculdade;

3. Caso seja pré-selecionado é preciso acessar o SisFIES e efetivar a inscrição em até cinco dias, contando a partir da divulgação e da pré seleção. O aluno ainda terá que validar as suas informações com a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento na instituição que deseja estudar.

Quais são as vantagens do novo Fies 2020?

novo fies
Novo fies

O novo Fies traz como benefícios, por exemplo, menos juros aos alunos que mais precisam, maior prazo, maior transparência com as informações e com os parâmetros de reajuste das mensalidades, e maior governança com a implementação de um comitê gestor interministerial.

A primeira modalidade do Fies é um financiamento estudantil ofertado diretamente pelo governo para o estudante, tendo, por isso, um baixo custo.

Já a segunda modalidade (P-FIES) é um financiamento ofertado pelas instituições financeiras, as quais contam com recursos públicos e, por essa razão, são capazes de ofertar um financiamento mais barato que o mercado, porém mais caro que o da Modalidade I.

Modalides 1 & Modalides 2

Na modalidade I, o Fies ofertará financiamento para o aluno com faixa de renda per capita de até três salários mínimos e terá o auxílio do Fundo Garantidor, que será composto de um aporte da União e de aportes das Instituições de Ensino. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda.

Já as modalidades dois e três são destinadas a estudantes com renda per capita mensal de até cinco salários mínimos. No caso da modalidade II, terão como fonte de financiamento recursos de Fundos Constitucionais e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na modalidade III.

Etapas e cronograma

Etapas e cronograma fies 2020

As inscrições geralmente acontecem em fevereiro, depois do programa Sisu e Prouni.

Veja as etapas e cronograma do Fies 2020:

  1. Inscrições nas modalidades Fies e P-fies
  2. Resultado do Fies 2020, e P-fies 2020
  3. Complementar inscrição
  4. Lista de espera para Modalidade FIES (atenção, P-FIES não tem lista de espera)

Para consultar seu resultado, precisa entrar no fies.mec.gov.br e clique ver resultado.ver resultado

Depois entre seu CPF e senha para login o sistema. Consulte o resultado do Fies 2020.

Informações úteis

Aditamento FIES 2020 – O aditamento FIES nada mais é que a renovação do contrato de financiamento. Essa renovação tem o intuito de confirmar que o aluno ainda deseja continuar regular na instituição que está matriculado.

SisFies – o sistema para fazer aditamento, renegociação do contratos

Boleto Fies – todos os candidatos podem emitir boleto fies no site oficial do Caixa e BB.

Como calcular renda per capita – vamos fazer um exemplo. Na família de Lílian, tem 5 membros. A renda mensal do pai é 6000 reais, da mãe é 5000 reais, e outros 3 membros não tem rendimento. Então, a renda bruta por mês nessa família é 5000+6000=11000 reais. Dividimos por 5, temos 2200 reais. 2200 reais é a renda familiar mensal per capita, que é inferior a 3 salários mínimos e superior a 1 salário mínimo. Então, Lilian pode se candidatar a vaga da modalidade FIES, juro 0.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Loading...

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*