Inscrição para FIES 2019

Entenda como funciona novo fies 2019, sisfies e como se faz a Inscrição para FIES 2019 mec? Neste artigo iremos explicar como candidatar para Fies passo a passo. Leia:

Fies 2019 MEC

Hoje para conseguir qualquer vaga de emprego um pouco mais valorizada é necessário um curso superior. A graduação possui a bagagem básica para qualquer mercado, uma visão técnica sobre toda a área em que irá atuar.

Ao sairmos do ensino médio começamos a entender isso e nossa maior preocupação torna-se entrar em uma faculdade.

Porém nem todo mundo tem dinheiro para uma faculdade privada, nem todos tem familiares para pagar um pré-vestibular.

Em parte, o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, quebra essa barreira financeira. O Enem possibilita o ingresso em universidades públicas e privadas através de programas governamentais.

Hoje os programas mais conhecidos e procurados são o Prouni, Sisu e o Fies. Ao longo deste artigo você aprenderá como funciona o Fies, o que é e como se inscrever.

O que é Fies e como funciona?

Fies é a sigla para Fundo de Financiamento Estudantil, que é um programa do Ministério da Educação que visa facilitar o acesso ao ensino superior.

O Fies não é para instituições públicas, ele é para o acesso as universidades privadas. Ao contrário dos outros programas, ele também não dá bolsa alguma.

Deve ter interesse em:

O Fundo de Financiamento Estudantil possibilita que os estudantes financiem seus estudos, ou seja, que o Fies pague a faculdade e estudante paga de volta após se formar.

Durante o curso o estudante precisará pagar apenas as taxas educacionais, um valor trimestral, sem se preocupar com a mensalidade. Após formado o estudante passa para uma fase de amortização, onde paga um valor mais baixo ou de acordo com sua renda.

Qualquer pessoa pode se candidatar ao Fies?

Não é qualquer pessoa que pode se candidatar ao Fundo de Financiamento Estudantil, para se inscrever e se candidatar as vagas no curso desejado é preciso estar dentro de alguns requisitos. Entenda através dos itens a seguir:

  • É preciso ter participado da última edição do Enem;
  • Ter tirado acima de 450 pontos;
  • Não ter tirado zero na redação;
  • Não ser formado em nenhuma graduação;
  • Para o Fies 1 a família do estudante deverá receber até no máximo 3 salário mínimos;
  • Para o Fies 2 – a família poderá ter até 5 salários mínimos de renda, contanto que seja das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país;
  • Para o Fies 3 – a família poderá receber até 5 salários mínimos, independente da região do país.

Como se faz a inscrição para Fies 2019?

Para realizar sua inscrição no Fies 2019 mec e concorrer a vagas de cursos de graduação em todo o país, é só fazer as seguintes ações (passo a passo):

  • Entre no site do Sistema de Seleção Fies (buscar no google FIES);
  • Aperte em “clique aqui” no quadrado de primeiro acesso;
  • Informe seu CPF, data de nascimento, um endereço de email e crie sua senha;
  • Efetive sua inscrição para Fies 2019;
  • Caso seja pré-selecionado, escolha a vaga que deseja;
  • Defina como será seu financiamento;
  • Termine sua inscrição.

Lembre-se de levar todas as documentações necessárias na hora da matrícula na escola. Antes de fechar com o Fies lembre-se que será um compromisso para longo prazo, tendo que estar pagando mês a mês após se formar.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *