Inscrição Prouni 2020

Veja agora quando começará a inscrição ProUni 2020 MEC, quem pode participar, como realizar as suas inscrições para prouni 2020 passo a passo. Tire suas dúvidas neste artigo.

Como funciona ProUni 2020 MEC

O Programa Universidade para Todos, Prouni, foi desenvolvido pelo Governo Federal em 2004, amparado pela Lei nº 11.096/2005. O programa tem como objetivo de conceder bolsas de estudos parciais e integrais de curso superior em instituições de ensino privadas.

Hoje o programa atua ligado diretamente ao ENEM 2019, o Exame Nacional do Ensino Médio. No lugar de uma prova específica ou um vestibular, é com a nota do Enem que se ingressa no programa.

Com o passar dos anos o Prouni passou a oferecer cada vez mais vagas e passou a ser o objetivo de cada vez mais pessoas. Hoje o sonho de estudar em uma universidade privada está muito mais possível.

Ao longo deste artigo iremos explicar como funcionam as inscrições e as respostas que você precisa saber…

Quem pode participar do Prouni 2020?

O primeiro requisito para participar do Programa Universidade para Todos é a renda. Candidatos que comprovem até um salário mínimo e meio por membro da família tem direito a bolsa integral. Já candidatos que ganham até três salários mínimos por pessoa tem direito a bolsa parcial de 50%.

Além da comprovação de baixa renda, o participante deverá se enquadrar em pelo menos uma das situações abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Como fazer a Inscrição Prouni 2020?

As inscrições do Prouni ocorrem duas vezes ao ano, uma vez por semestre. Para se inscrever é preciso ter realizado a última edição do Enem e ter conseguido 450 pontos em todas as áreas do conhecimento e acima de zero na redação.

Para se inscrever basta fazer o seguinte passo a passo, quando as inscrições prouni 2020 mec estiverem abertas é claro, veja aqui:

  • Acessar o site do Prouni 2020 MEC;
  • Preencher seu CPF, o número de inscrição no Enem e a senha cadastrada no site do Enem;
  • Escolher duas opções de curso para concorrer.

Fácil né, então, inscreva-se agora. Caso tenha dúvidas, leia outros artigos relevantes:

Como os candidatos são selecionados?

Os candidatos são selecionados a partir da nota do Enem. Ao final de cada dia haverá uma nota de corte na qual você saberá se está selecionado ou não, podendo mudar os cursos.

A classificação que valerá é a do último dia e você ainda terá chance de ficar na lista de espera caso não seja selecionado.

A nota de corte ProUni 2020 MEC

Nota de corte para Prouni 2020 é definida a partir da nota do último candidato selecionado, por exemplo:

Para o curso de jornalismo abriram 20 vagas, a classificação é definida pelas notas em ordem decrescente. Quem tirar a nota maior ficará em primeiro lugar.

Agora quem ficar na vigésima posição definirá a nota de corte. Para ser aprovado sua nota deve ser maior que a do último selecionado. Fazer a sua Inscrição Prouni 2020 agora.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...