Inscrição SISU 2020

Está pensando em fazer inscrição Sisu 2020 MEC? Leia o artigo, passo a passo inscreva-se agora. Cronograma, datas, chamadas, como funciona, verifique.

Sisu 2020 MEC

O Sistema de Seleção Unificada, Sisu, está ativo desde janeiro de 2010. Ele é um programa desenvolvido pelo MEC, Ministério da Educação.

O Sisu é uma maneira de ingresso dos estudantes no ensino superior, é uma substituição total  ou parcial dos vestibulares tradicionais em instituições públicas.

Como o Sisu 2020 já está chegando, ao longo deste artigo iremos responder algumas dúvidas extremamente comuns sobre o programa, leia a seguir…

Como funciona o sistema de seleção do SISU MEC?

Quando as inscrições do Sisu são abertas, ele funciona assim:

  • Durante o dia: fica aberto a seleção e alteração de cursos por parte dos estudantes;
  • Na madrugada: O sistema fica fechado para os estudantes, gerando o ranking classificatório.
  • No próximo dia: O Sisu é reaberto para os estudantes verificarem sua classificação no curso escolhido e alterarem o curso e a universidade caso queiram.

Isso tudo vai se repetindo até o último dia de inscrição, que após fechado na madrugada não volta a abrir. Apenas para mostrar os classificados e a lista de espera.

Quem pode participar do Sisu 2020 MEC?

Para poder ser candidato ao ensino superior através do Sisu, você precisa ter realizado o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, do ano anterior e ter tido ganho de pontuação acima de zero na redação.

Algumas instituições adotam ainda notas mínimas ou médias mínimas para inscrição em alguns cursos. Quando isso ocorre, se na hora da inscrição a nota do candidato não for suficiente para concorrer ao curso o sistema mostrará uma mensagem avisando.

Quando abrem as inscrições SISU 2020?

As inscrições para Sisu 2020 são abertas duas vezes ao ano, uma vez para o primeiro semestre e outra para o seguindo. As datas para o Sisu 2020 ainda não foram divulgadas, mas normalmente seguem a mesma época.

O Sisu do segundo semestre por exemplo, foi no mês de junho, o que provavelmente se repetirá no próximo ano.

Como fazer a sua inscrição Sisu 2020?

Para realizar a sua inscrição do Sisu, você deverá realizar o seguinte passo a passo:

  • Entre no site oficial do Sisu 2020;
  • Clique em “fazer inscrição sisu 2020”;
  • Preencha seu número de inscrição e senha do Enem;
  • Digite os caracteres da imagem;
  • Confirme seus dados de contato;
  • Clique em “fazer inscrição da 1° opção”;
  • Escolha seu curso;
  • Clique em “fazer inscrição da 2° opção”;
  • Escolha seu curso.

Também leia:

Claro que isso só poderá ser realizado quando as inscrições ficarem abertas. É importante durante a inscrição sempre acompanhar sua classificação, para saber se realmente tem chances naquele curso ou universidade.

Nota de corte e segunda chamada sisu 2020

Além disso se pesquisar novas universidades e cursos conseguirá ver a nota de corte deles e saber se você não teria chance naquela vaga lá.

Durante todo o processo de inscrição você pode estar trocando as vagas, o que realmente irá definir o seu ingresso na graduação é o que você deixar de 1° e 2° no último dia.

O Sisu ainda conta com 2° chamada, para os alunos que se classificaram mas não fizeram a matrícula a tempo.

Lista de espera Sisu 2020

E também conta com a lista de espera, onde os próximos da classificação poderão ficar com as vagas de quem não comparecer, desistir ou não conseguir comprovar suas informações.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...