Inscrições Encceja 2020

Neste artigo iremos tratar de como realizar as inscrições encceja 2020 inep, passo a passo online pelo site, na página do participante.

Porque fazer Encceja 2020

A falta de investimento na educação faz com que muitas vezes o estudante largue a sua base estrutural e acabe atrasando a sua formação. A quantidade de jovens que não conclui o ensino médio ou o ensino fundamental ao longo dos anos vem aumentando.

O EJA também acaba sendo incluso nessa tese, isso porque a evasão é visível, mas para mudar completamente essa questão o Encceja é um programa que beneficia esses jovens a ter a oportunidade de ter o diploma de conclusão, sendo do ensino fundamental, sendo ele do ensino médio.

Como funciona

O governo federal ao verificar que o número de evasão crescia no Brasil, decidiu criar o programa Encceja que hoje é uma das maiores referências em programa social e educacional no Brasil.

A finalidade do programa é proporcionar que os jovens de acordo com os requisitos lançados em edital possa garantir com uma pontuação mínima na prova objetiva e na redação o diploma de conclusão.

Encceja 2020 – Requisitos

Antes de fazer a sua inscrição, é importante saber que o procedimento do Encceja funciona da seguinte maneira.

Primeiro é lançado o edital com as informações necessárias, e de acordo com o cronograma as atividades de inscrição, realização das provas e divulgação dos resultados, mas para fazer a inscrição é necessário seguir alguns requisitos, como:

  • Para fazer a prova do ensino fundamental, deve ter idade mínima de 15 anos;
  • Para fazer a prova do ensino médio, deve ter idade mínima de 18 anos de idade;
  • Obtém o certificado, o candidato que alcançar nota mínima de 100 pontos na prova objetiva e nota mínima 5 na redação;
  • A inscrição é de caráter voluntário e gratuito e atende a todos os brasileiros;

Essas são algumas especificações que o estudante vai encontrar no edital do Encceja 2020, com isso, ficará mais fácil do mesmo fazer a sua inscrição no portal durante o período de inscrição.

Inscrições Encceja 2020 – passo a passo

Para não ficar de fora dessa super oportunidade, o estudante assim que iniciar o período de inscrições Encceja 2020, terá que acessar o site do programa e fazer todo o procedimento de inscrição via internet, na página do participante encceja.

Por isso, siga o passo a passo de como fazer a sua inscrição no Encceja:

  • Acesse o site do Encceja em parceria com o Inep;
  • Digite seu CPF, data de nascimento, e escolha a imagem que aparece na tela;
  • Clique em Enviar;
  • Preencha seus dados e clique em Próximo;
  • Escolha a cidade onde deseja fazer a sua prova e qual é a sua formação (Médio ou Fundamental);
  • Finalize sua inscrição clicando em Concluir;

A inscrição é feita apenas pelo site, e não é obrigatório, tornando-se assim voluntário e de maneira gratuita para todos que deseja obter o certificado.

Artigos relevantes:

O estudante deve ficar atento aos prazos, isso porque a prova é realizada em Agosto e o resultado é divulgado apenas em Novembro, por isso, não perca a oportunidade de ter seu certificado e ainda aumentar as chances de ingressar no mercado de trabalho com a formação completa.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *